Prevenção

Prevenção

Dicas para prevenir varizes.

Algumas dicas que podem ajudar a prevenir problemas com varizes, estão ligados aos bons hábitos de saúde, siga todas elas e cuide de sua saúde:

Diminua o excesso de peso

O peso excessivo pode sobrecarregar a pressão sanguinea, o indicado é fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras (vegetais, legumes, frutas, cereais), carnes magras e ter um boa hidratação. Evite o excesso de gorduras saturadas e o consumo de açúcares.

Atividade Física

Pratique uma atividade física regularmente. A prática regular de uma simples caminhada, pelo menos 5 vezes na semana, é muito benéfica para a saúde venosa e cuidado com as varizes, já que a planta dos pés é muito irrigada por vasos venosos.

 

Exercícios específicos para as pernas

Procure evitar tempos excessivos sentado, em pé, ou com as pernas cruzadas, estas posições favorecem a estagnação do sangue nas veias, causando dor e inchaço. Levante-se a cada 2 h , caminhe um pouco, faça movimentos circulares com os pés, movimentos de bicicleta e alongamentos.

 

Vestuário

Use roupas e calçados apropriados. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, um pouco mais larguinhas e com tecidos maleáveis e os calçados devem ter uma altura média de 3 a 4 cm para manter a superfície do apoio do pé equilibrada, assim a circulação nos pés e pernas

 

Hábitos que podem ser revistos

Evite o tabagismo. O tabagismo é uma situação de difícil controle e envolve aspectos sociais e emocionais. É importante que o fumante tenha consciência que o tabagismo pode acarretar diversos problemas de saúde. O tabagismo endurece os vasos sanguíneos e restringe o fluxo de sangue para os membros, causando aneurismas, doença arterial periférica e até mesmo varizes.

 

Fique atento aos sinais que seu corpo acusa

Dores, peso ou cansaço constantes nas pernas, câimbras noturnas, sensação de queimação, coceiras, varizes, veias dilatadas ou vasinhos (teleangectasias – aranhas vasculares), manchas nas pernas, inchaço dos tornozelos e pernas, feridas que geralmente aparecem no tornozelo e são muito dolorosas, podem acusar problemas de doença vascular. Procure seu médico e faça exames preventivos!

 

Cuidado com altas temperaturas

As altas temperaturas favorecem a dilatação das veias diminuindo a circulação venosa, portanto procure lugares amenos para manter a contração das veias.

Evite: exposições excessivas ao sol, banhos muito quentes, depilação com cera quente, saunas e ambientes com temperaturas muito elevadas.

Abuse: de duchas com água fria, atividades aquáticas com temperaturas amenas.

 

DICA IMPORTANTE

Em algumas situações as meias de compressão são indicadas, só que, para elas apresentarem o resultado esperado elas devem ser prescritas por profissionais especializados e com a compressão adequada para cada indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *