Ligadura de Perfurantes

Ligadura de Perfurantes

O que é ligadura de perfurantes?

Ligadura de perfurantes é um método menos invasivo desenvolvido para substituir técnicas tradicionais para o tratamento das veias perfurantes insuficientes.

 

O que são veias perfurantes?

Veias perfurantes são veias que levam o sangue das veias superficiais (que ficam em baixo da pele, na gordura) para as veias profundas (que ficam dentro dos músculos).

Veias perfurantes doentes são responsáveis pela grande maioria dos insucessos nos tratamentos de varizes.

 

O que acontece quando as veias perfurantes não têm o seu funcionamento regular?

Quando as veias perfurantes se dilatam, eles doem pois suas válvulas não conseguem segurar o sangue e permitem que o sangue saia do músculo.

 

Sintomas de veias perfurantes ineficientes:

Inchaço nos pés, abaulamento local, vasinhos e até alterações de pele como descamação, pigmentação ou úlcera.

 

Diagnóstico

Hoje o diagnóstico é feito por ultrassom e, em nossa Clínica é utilizado na consulta há mais de 10 anos. No passado o diagnóstico era feito pela palpação, método bastante conhecido onde se passava a mão na pele e um ponto doloroso na parte interna das pernas entre os joelhos e os tornozelos era acusado.

 

Tratamento

O Tratamento das perfurantes pode ser feito por laser endovenoso ou cirúrgico. O laser endovenoso é disparado por meio de uma fibra óptica que é introduzida por uma agulha guiada por ultrassom. O tratamento cirúrgico consiste em um mapeamento intraoperatório com ultrassom, uma pequena incisão e a ligadura da veia perfurante. O tratamento cirúrgico é mais usado em perfurantes duplas ou triplas e/ou mais calibrosas.

Não utilizamos tratamentos de perfurantes por espuma pois o risco de trombose venosa profunda é muito maior porque a espuma se desloca imediatamente para o sistema venoso profundo.

50 anos de história pioneira no tratamento de varizes!